quinta-feira, 22 de novembro de 2012

As Neves do Kilimanjaro

Trabalho de filosofia pra relacionar As Neves do Kilimanjaro com Rousseau, Hobbes e o resto da matéria


As Neves do Kilimanjaro é um filme de 2011 dirigido por Robert Guédiguian que se passa em Marselha, na França, e conta a história de um casal, Michel e Marie-Claire, com firmes ideologias políticas de esquerda, que se vê obrigado a lidar com situações difíceis ao contribuir para a condenação de um jovem, Cristophe, que assaltou sua casa. O filme traz à todo momento importantes discussões de valor ético e moral ao problematizar diversas questões. Uma delas se refere à culpabilidade do jovem, uma vez que ele se viu forçado a atos extremos quando foi demitido do emprego e não teve mais condições de sustentar os dois irmãos menores, por quem era responsável. A partir disso, pode-se fazer um paralelo com o que afirmava Jean-Jacques Rousseau em sua filosofia: o homem é naturalmente bom, mas está sob jugo da vida em sociedade, que o predispõe à depravação. Para Rousseau, o meio de restaurar esta bondade é a eliminação das desigualdades sociais, responsáveis por privar o homem de seu exercício de liberdade. No entanto, o filme procede em mostrar que mesmo após quitar suas dívidas e superar o "sufoco", Cristophe se reúne com um parceiro para organizar um novo assalto. Essa cena transmite um conteúdo um tanto pessimista, mais característico do pensamento de outro filósofo, Thomas Hobbes, conhecido por sua frase "o homem é o lobo do homem", que define os seres humanos como naturalmente agressivos e eternamente em conflito um com o outro enquanto disputam posses, de modo que as leis serviriam para regular e impedir a natureza humana. Porém, Michel nunca chega a saber sobre a proposta do segundo assalto, e após tomar conhecimento da situação em que o jovem se encontrava, arrepende-se por tê-lo acusado e causado sua prisão.
Este arrependimento provém da ética, o conjunto de limites e princípios que regulam as ações individuais dos seres humanos. É este mesmo sentimento que vai levar Michel, no final do filme, a adotar os irmãos mais novos de Cristophe e levá-los para morar consigo. Dessa forma, o filme apresenta também outra questão importantíssima: em que grau a consciência ética individual afeta o meio coletivo? Em que medida se relacionam ética e política? Um indivíduo pode escolher alfabetizar-se por acreditar que é importante, mas isso tem um impacto no meio social na medida que, por exemplo, há um trabalhador alfabetizado a mais disponível no mercado de trabalho. Portanto, ética e política se interligam o tempo todo, já que não há indivíduo que viva completamente isolado, e todas as ações individuais são ao mesmo tempo influenciadas por e influenciam o meio ao redor. Os valores e crenças de Michel e Marie-Claire tem também significados políticos, na medida que envolvem a saúde física, mental, educação e formação de outros dois indivíduos.
Porém, resta no final a dúvida. A decisão do casal em adotar as crianças foi, como diz Rousseau, derivada de uma bondade nata, de uma consciência social? Ou será que se aproxima mais do argumento de Hobbes, em que as vontades e ações são resultado das paixões e desejos egoístas do homem, tornando a adoção um ato egoísta levado pelo desejo do casal de se engrandecer perante outros por sua benevolência, pelo desejo de sentir-se bem com eles mesmos?

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